Escola Estadual Afonso Pena
Três - Lagoas – MS
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PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS
Formação Continuada para Professores da Alfabetização em Matemática no 2º ano do Ensino Fundamenta
Tânia Mara Andrade do Nascimento
Rosangela Dias
Três – Lagoas – MS
16/09/2009
Jogo do nunca dez
( Material dourado )
PLANEJAMENTO DA OFICINA REALIZADA PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO
OBJETIVO GERAL – Desenvolver uma oficina para incentivar a utilização do material dourado para trabalhar os conceitos de unidades e dezenas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS –
- Familiarizar os professores com o uso do material dourado;
- Orientar o professor nas atividades que serão trabalhadas com os alunos em relação às regras e objetivos do jogo que será proposto;
- Estimular o uso de atividades diferenciadas na abordagem de conteúdos utilizando diferentes técnicas para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático;
- Auxiliar o professor na avaliação dos alunos em relação aos objetivos da atividade.
RECURSOS MATERIAIS UTILIZADOS – Texto impresso, pesquisa na STE,
dado, Material Dourado.
AVALIAÇÃO QUALITATIVA – Realizar uma avaliação escrita abordando os conteúdos de unidades e dezenas que foram utilizados no jogo.
Oficina realizada com os alunos:
Ano: 2º A
Data: 10/09/2009
Objetivos Gerais:
- Formar grupos de 10 em 10 elementos de uma coleção, dando significado à “unidades” e “dezenas”.
Objetivos Específicos:
- Trabalhar a quantificação de coleções de objetos, de 1 em 1 unidades, utilizando o material dourado;
- Incentivar o trabalho em grupo respeitando regras;
- Despertar a atenção em relação a formação de agrupamento de unidades em dezenas e consequentemente chegando à centena.
- Realizar atividade escrita com os conceitos adquiridos durante o “jogo do nunca dez”.
Conteúdo:
- Unidades e Dezenas
Metodologia:
- Explicação e definição das regras do jogo, entre a professora e os alunos;
- Formação dos grupos;
- Apresentação do material dourado aos alunos;
- O jogo do nunca dez;
- Apuração dos resultados obtidos por cada grupo;
- Premiação
- Execução da atividade escrita.
Recursos Materiais:
- Material Dourado, lousa, giz, dado, cartazes, premiações e atividade escrita.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela observação direta em sua participação, colaboração e entendimento durante o jogo, respeito às regras estabelecidas e na realização de atividades utilizando os conceitos adquiridos de unidades, dezenas e centenas.
Um comentário:
RELATO REFLEXIVO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA:
O planejamento desta oficina foi realizado juntamente com a coordenadora de área de matemática, Fernanda Lara Valadares, pois, ela já está capacitada nesta área específica e vem trabalhando com os professores nas horas atividades proporcionando aos mesmos subsídios para o desenvolvimento do projeto “Além das Palavras”.
A sugestão desta oficina foi pesquisada, elaborada e desenvolvida em parceria com a referida coordenadora de área.
Na realização da mesma, pude observar a interação da professora com os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
Em relação aos alunos, todos participaram e se sentiram motivados e interessados pelo material utilizado no “Jogo do nunca dez”, a professora durante a oficina também se mostrou receptiva e solicitou que fossem apresentadas em posterior oportunidade, outras atividades que utilizem o material dourado.
Durante a atividade desenvolvida em sala de aula a professora demonstrou segurança em repassar para os alunos, os objetivos do jogo, as regras, conteúdo a ser trabalhado e na elaboração e correção da atividade escrita.
Portanto, esta atividade alcançou todos os objetivos propostos.
RELATO REFLEXIVO DA PROFESSORA:
O trabalho proposto pela coordenadora pedagógica e de área veio complementar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, proporcionando aos alunos um momento lúdico de interação, socialização, concentração, atenção e, memorização, favorecendo aquisição dos conhecimentos e conceitos de unidade e dezena.
Em relação ao material utilizado ( material dourado) foi ótimo, pois utilizou o concreto para que os alunos manuseassem e através do “ jogo do nunca dez” aprenderam o conteúdo proposto.
RELATO REFLEXIVO DA COORDENADORA DE ÁREA DE MATEMÁTICA:
Durante todo o processo de planejamento, elaboração e a execução da oficina, pude observar uma grande interação entre coordenação, professor e alunos, o que é de fundamental importância para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Também foi uma atividade fácil de ser assimilada pelos alunos mostrando o quanto é rico e proveitoso o trabalho com o material dourado.
Esta oficina também será apresentada para os outros professores, utilizando outras atividades adequadas ao nível de cada turma.
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