domingo, 21 de junho de 2009

Atv2.4- Criando um portfólio, em hipertexto.Parte2

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 01 – Tutora Neuraci – Três Lagoas
Unidade 2 – atividade 2.4
Alun(o)a: Tânia Mara Andrade do Nascimento
Data:17/06/09- 4ª feira-3ªe 5ª aulas
Nesta data,na 3ª aula, houve um problema de disciplina, com os alunos, pois, ao avisar que iríamos para a S.T.E alguns alunos causaram baderna gritando e saindo da sala derrubando carteiras, a coordenadora Tânia Mara e a professora Elessandra em consenso, resolveram então, aplicar uma penalidade aos que causaram o tumulto e levar para a atividade programada somente aqueles que tiveram um bom comportamento.Ficou então, a turma assim dividida: a coordenadora Tânia Mara acompanhou uma turma de alunos para a sala de tecnologia e enquanto isso, a professora Elessandra explicava aos que ficaram que a continuidade da atividade deles seria no caderno.
Ao chegar na S.T.E com os alunos, pude constatar que realmente, a professora responsável, Meyriellen recebe-os com atenção e presteza,ajudando a organizar as duplas e em quais as máquinas eles estavam digitando o seu texto na aula anterior, fato este que facilitou o início das atividades.
Ao passar pelas duplas que estavam realizando seus trabalhos, pude perceber que eles não têm grandes dificuldades em realizar a atividade proposta e somente em alguns momentos onde a palavra digitada aparecia sublinhada, eles não sabiam que neste caso é porque algo na grafia ou na pontuação das mesmas não estava correto, então expliquei sobre o recurso do botão direito do mouse para corrigir.



Ao bater o sinal para a 5ª aula, a professora Elessandra disse aos alunos que todos iriam para a S.T.E novamente e dariam continuidade à atividade de digitação e ao chegar na porta da sala, havia uma outra professora juntamente com seus alunos e que , ainda não havia terminado suas atividades, todos tiveram que aguardar na porta e infelizmente isso causou uma certa frustração nos alunos e irritou-os pois, o tempo de 50min. Já estava se esgotando.
Quando finalmente a professora que estava ocupando a sala se retirou com seus alunos, a professora da S.T.E disse que seria necessário reiniciar todas as máquinas e que este procedimento levaria mais alguns minutos do tempo da aula, e então devido à este atraso significativo para iniciar a aula, e também os outros minutos que levariam para abrir os documentos e organizar as duplas, a professora Elessandra chegou à conclusão que nesta aula, seus objetivos não seriam alcançados e então retornou com os alunos para a sala de aula pois, o sinal de saída já iria ser acionado.Foi notória a frustração da professora da Elessandra e dos seus alunos, então ficou combinado entre todos que a mesma iria agendar outra aula para concluir os trabalhos iniciados.

2 comentários:

t@nia m@r@ disse...

NESTE DIA, INFELIZMENTE, VÁRIOS FORAM OS FATORES QUE ATRAPALHARAM O ALCANCE DOS OBJETIVOS PROPOSTOS PELA PROFESSORA E POR QUE NÃO DIZER TAMBÉM DOS ALUNOS DA TURMA DE UM MODO GERAL.

t@nia m@r@ disse...

Neste dia, pude observar e também sentir na pele o que acontece na prática pedagógica do professor com os contra-tempos e fatores que fogem do seu controle como: indisciplina de alguns alunos, tempo curto para realizar atividades diferenciadas e outras.Ainda bem que temos professores "brasileiros" que não desistem nunca e sempre estão prontos a replanejar e a recomeçar.